3 de nov. de 2012

Breve relato sobre o 1º dia do ENEM 2012

O Exame Nacional do Ensino Médio - também conhecido como o mata-mata dos estudantes que querem/desejam/precisam entrar em uma faculdade - teve seu início hoje, acabando com toda e qualquer expectativa de descanso ou diversão nesse feriadão.
Daí que a prova é marcada para as 13h no horário de brasília (aqui, no caso, começou ao meio dia), e por volta das 11h eu saí de casa. Pra começar bem o dia de prova minha mãe diz: "boa sorte, boa prova, vê se passa dessa vez". Ok, ok, foi pra começar bem. Me contive, nem soltei um "relaxa mãe, é a terceira vez que tô fazendo, tô craque nisso... ou não né". Aí como se não me bastasse, chego na esquina e percebo que esqueci minha garrafa de água verde, linda, gelada e sensual. Fiquei com preguiça, não voltei pra pegar, na certeza de que na porta do colégio eu poderia comprar uma, porque em dia de prova os ambulantes aproveitam pra fazer a badalação comercial e vender tanto quanto no natal.
Pois então, eis que passo em frente ao colégio onde vou fazer prova e não vejo absolutamente nenhum vendedor ambulante na porta. Tipo: pânico, frustação e horror definem. Forcei meu tio a parar na beira da BR em um barzinho que tinha por lá, desci e fui rapidinho comprar água. O cara (um senhor bigodudo) chamou a mulher (baixinha, cheinha) e ela disse que tinha água, e que custava R$3,50. Minha-Nossassinhora-da-Inflação, vocês deviam me ver dizendo: "amada, eu quero uma garrafinha de água, não um garrafão de 20Lt, ok?" Mas enfim, foi o jeito, peguei, paguei, segui pro colégio.
Aí chego, entro, e dou de cara com a mulherzinha da baquinha vendendo comidinha e aguinha, e minha mãozinha quase vai na carinha delinha que não estava do lado de fora do colégio e por isso me fez presumir que não tinha ninguém por lá. Ok, eu desculparia ela se ela estivesse vendendo jujuba, mas não tinha, tive que me contentar com mentos.
(Nota: jujuba é coisa dos céus. Quer me ver feliz: me dá jujuba - ou dinheiro.)
A culpa da minha prova ter sido sem graça e sem emoção é toda do colégio onde eu tive que ir fazer a prova, nos dois anos anteriores eu fiz prova na faculdade particular mais respeitada da cidade e lá vendia jujuba na entrada, jujuba faz parte do meu ritual de iniciação pro vestibular. É uma necessidade psicológica. Mas acho que os organizadores do Exame usaram a seguinte linha de raciocínio pra escolher meu local de prova: "colocamos esse rapazinho duas vezes em um local bom, dessa vez a gente vai mandar ele para um local horrivel e quente, aí ele vai passar só pra não ter que fazer prova lá de novo".
Fora que antes de começar a prova o carinha me perguntou ese eu tinha uma caneta pra emprestar e eu respondi um sonoro e alegre não, e depois fiquei com medo de ele me agredir na saída...
Mas enfim, até agora sobrevivi.

Fonte: http://ow.ly/eZXFP

Quanto a prova: o nível se manteve, não teve muita confusão, foi simples como qualquer edição anterior. Questões interessantíssimas envolvendo o Capitão América, o Grafield, as mulheres quebradeiras de coco-babaçu e uma jumenta que vestiu o biquini pra se bronzear com a lâmpada do quarto. As pessoas praticamente almoçando dentro da sala não me incomodaram (mentira, incomodaram sim) e não tiraram minha concentração.
Na internet alguns casos se espalharam: notícias de uma menina que foi assaltada, o ladrão levou a bolsa dela com todos documentos e ela não teve como fazer a prova. Outra esqueceu do gabarito, e quando acabou o tempo de prova o fiscal pegou o gabarito dela em branco. Outros disseram que se enrolaram com o horário de verão e perderam a prova. Gente, dá dó, eu sei, mas imaginem que essas pessoas poderiam tomar sua vaga que a pena passa. (Ok, concordo que eu não precisava falar isso, entendo que foi um puto imprevisto, mas aqui vai minha mensagem para essas pessoas: relaxem, ano que vem tem de novo, aí vocês passam.)
Teve também o caso dos gênios da internet que postaram fotos da folha do GABARITO durante a prova em seus facebucos, tuírers e instagrãos. Pessoas inteligentíssimas, que provavelmente não sabiam que o uso de aparelhos eletrônicos é terminantemente proibido durante a realização do exame. (Nossa, que legal, menos concorrentes.)
Infelizmente ainda não saiu nenhum vídeo de gente chorando por chegar cinco segundos atrasado e ter o pporão fechado no nariz.
Bem, amanhã é o segundo dia de prova (o que não significa que eu vou fazer um segundo post sobre isso) e teremos linguagens, matemática e a temida redação que não me dá medo porém não quer dizer que eu vá me sair completamente bem.
Então, aqui foi só o primeiro dia de ENEM gente, vamos esperar as cenas dos próximos capítulos, pois geralmente tem barraco e confusão.

Um comentário:

  1. Hahaha... Impossível não morrer de rir do Iatan contando sobre esse primeiro dia de prova do ENEM o exame mais respeitado e mais descente que temos no nosso lindo Brasil! :)

    Sem dúvida o fim de semana ainda promete (para os vestibulandos) e o segundo dia não deixa de ser frustrante e chato de realizar tais provas que no fim de tudo resultam (infelizmente) em bolsas totais de cursos caros para os ricos, como já vimos alguns casos por aí. Pessoas com carros de luxo na garagem, vivendo em mansões e não sabendo nem o que significa 'TRABALHO' irem todos os dias para boas faculdades estudarem Medicina, Odonto, Direito, Engenharia, Psicologia, Enfermagem, etc... com bolsas de 100% enquanto os pobres, desvalorizados e trabalhadores honestos ganham (se tiverem sorte) uma bolsa de 50% ou então tendo que pegar FIES e depois de formado ter que pagar a Graduação sofrida, mas vitoriosa. Esse é o nosso Brasil e as controvérsias que nele existem. Sinto muito, mas realmente o ENEM já perdeu toda confiança e credibilidade. Lamentável isso.
    De toda forma, desejo boa sorte para quem está fazendo o exame neste ano, para os que perderam esse ano, mas na fé ano que vem faram e para todos que estão na luta do sonho de uma Graduação nesse país cheio de desigualdade social, para que estudando tenham a oportunidade de uma vida melhor.

    ResponderExcluir