16 de out. de 2012

Mais uma daquelas palavras derivadas do falecido Latim

Daí que não tem coisa mais chata no mundo do que esperar. Daí que o título dessa postagem é praticamente maior do que o post em si. Daí que hoje eu quis fazer um post exclusivamente para uma palavrinha do nosso vocabulário: esperar. Isso mesmo, é só uma palavrinha, um verbo, mas também é aquela coisinha chata e entediante que a gente fica fazendo até chegar aquela coisa maravilhosa que realmente queremos.
Acho que se um dia houver uma eleição, a nível mundial, para eleger a coisa mais chata de se fazer no mundo, eu digo que esperar é algo que provavelmente receberia meu voto consciente. Afinal, tem coisa mais chata que isso? Claro que existe coisa mais irritante, mas vamos focar no quanto a espera nos irrita. Ou vai dizer que é agradável esperar um CD, esperar treze livros, esperar um DVD, esperar dinheiro, esperar um emprego, esperar um videoclipe, esperar uma música, esperar um ônibus, esperar um texto, esperar a chuva, esperar um guarda-chuva, esperar trilhões e trilhões de coisas que poderiam simplesmente acontecer de imediato na determinada hora em que queremos usufruir delas?

Esperar pra variar vem do Latim Sperare, que significa "ter fé, ter esperança, aguardar".

Bem, essa minha "grande descoberta" não vai mudar a vida de ninguém, mas não importa, eu só queria compartilhar essa maravilha. Acho que isso me fez ter a certeza de que roer as unhas e arrancar os cabelos, de fato, não faz a espera diminuir. Ter fé pode até acelerar o processo, mas fé é algo que eu acho extremamente pessoal, se eu fosse começar a falar sobre isso provavelmente o faria em muitos parágrafos, e hoje não é um bom dia pra isso. Digamos que quando a sorte sopra a favor a espera é curta.
Agora mudando um pouco de assunto, eu queria confessar que é quase uma sonho meu falar fluentemente Latim. Mas das frustrações que eu teria comigo a principal seria "com que eu conversaria em Latim?"
Latim é uma língua morta, isso é triste mas é verdade. Será que esse indioma passou por um processo de desgaste/degradação antes de morrer definitivamente? Será que nosso protuguês tá passando por esse mesmo processo, será que o fato das pessoas falarem "poblema", "imbigo", "tauba" e etc vai fazer com que nossa língua morra de desgosto?
Tá, eu sei que o Latim é considerada uma língua morta só basicamente por ela não possuir mais seus falantes nativos. Mas não quis perder a oportunidade de fazer a piada sem graça, eu tinha que comentar que o modo com o qual muitos falam nosso português deve fazer com que nossa língua vá morrendo aos poucos de vergonha dos nativos que estão abusando dela. Acredito que isso acontece nas melhores famílias...
Fascinante a maneira com a qual o povo cava a cova da nossa língua com a própria língua.
É acho que isso e tudo que eu tenho a falar por hoje. O Latim pode ter partido para algum outro plano espiritual, mas herdamos muitas palavras - muitas mesmo - para assassinarmos lentamente.
Eu sei, passei o post quase todo reclamando de como isso é chato, mas fiquem a espera de um post melhor. Fiquem a espera de um conto novo meu que está por vir. Fiquem a espera de algum outro livro que posso vir a publicar por aí. Brincadeira, esperar continua sendo algo completamente chato, não espere nada, não crie expectativas, apenas desrute das coisas quando elas acontecerem.

Perguntas, reclamações: http://ask.fm/IatanGM
Ou nos comentários, vocês decidem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário