18 de dez. de 2012

Somos infinitos


Sinceramente, não sei o que houve. Talvez eu tenha ido com muita sede ao pote, acreditando cegamente em todos vocês que dizem que "As Vantagens de Ser Invisível" é o melhor filme do mundo. O filme é ótimo, a atuação do Logan Lerman como o Charlie é bastante convincente, juro, depois do fracasso que foi o a versão cinematográfica do Percy Jackson, eu até havia o riscado da minha lista de atores preferidos, o que mez fez receiar ver o filme. Mas em contrapartida, eu tinha Sam, encarnada pela Emma Watson, menininha que vi crescer como Hermione Granger acompanhando Harry Potter.
Essa não é o tipo de situação onde eu quero me opor ao grande público que aclamou esse filme como a obra do ano. Sério, eu realmente me pus a ver esse filme desarmado de más intenções. E foi o melhor que eu pude fazer. É sim uma obra de arte. Mas quero deixar claro que minha birra com o filme é bem mais pessoal do que qualquer outra coisa.
Charlie é um garoto com problemas que encontra em Sam e Patrick um refúgio, e graças a seus amigos consegue sobreviver e suportar problemas maiores que o de muitos que vivem por aí. Definitivamente não é o clichê do protagonista sofredor que encontra forças nas novas amizades que enfraquece o filme, na verdade nem sei o que o enfraquece. Talvez o filme não seja fraco, talvez seja apenas mais maduro do que o que tudo aquilo que posso compreender. Talvez eu só não tenha me envolvido da maneira que eu esperava me envolver. Mas não, não consigo dizer que esse é o melhor filme que vi na minha vida, mesmo que o filme tenha ficado bem marcado em mim. Vou levar ele por muito tempo, lições como "somos infinitos" e "nós aceitamos o amor que achamos que merecemos". São ensinamentos completamente puros e reais.
Acho que me arrependi um pouco por não ter lido o livro antes de ver o filme. Na verdade, me arrependi pra caralho de não ter aguentado só mais uns dias pra ver esse filme, talvez com a base do livro o filme beirasse a perfeição, como eu esperava. Mas tenho certeza de que irei ler, acredito que o livro vai me permitir saber exatamente o que se passa na cabeça do Charlie, coisa que ficou muito subentendida durante o filme. 
Tenho que dizer que a trilha sonora do filme é a coisa mais linda do mundo. The Smiths, David Bowie, muita música antiga e boa.


Apesar de tudo, As vantagens de ser invisível é um filme que indico para todos. Talvez o problema seja comigo, devo ser sentimentalmente exigente demais. Senti que o filme tinha muito mais a explorar, tinha muito mais coisa na cabeça de Charlie, muita coisa de invisível que poderia ser mostrada.

Um comentário:

  1. Gostei de ler seus comentários sobre o filme porque tirou a minha 'sede ao pote'.

    Acho que às vezes é isso que acontece mesmo, o filme é bom mas com todo mundo falando a gente espera A MELHOR COISA DE TODOS OS TEMPOS! hahaha

    E agora to mais curiosa ainda pra ver esse filme!

    ResponderExcluir